Principais Marcas e Produtos                                                                         

 

PINCÉIS E TRINCHAS

port

São utilizados para aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo, tintas látex e complementos. São usados principalmente para pintar detalhes, cantos e “recortes”. Também são muito utilizados em superfícies maiores e lisas, como portas e janelas. As medidas são expressas em polegadas e variam de 1/2 a 4 polegadas.

Conservação: 
Se a tinta utilizada for à base de aguarrás, lave-os com este solvente e em seguida com água e sabão ou detergente. No caso de tintas látex e acrílico, lave-os apenas com água e sabão ou detergente.


DESEMPENADEIRAS

port

Usadas para a aplicação de massas em grandes áreas. 

Recomendação:

Para manutenção e limpeza da espátula ou desempenadeira recomendamos, logo após o uso, retirar o excesso de massa com outra espátula e lavar com água. Não esqueça de enxugar com um pano para evitar a ferrugem.






ROLOS DE ESPUMA

port

São rolos utilizados para aplicação de esmaltes, vernizes, tintas a óleo. São confeccionados em espuma de poliéster. Suas medidas são expressas em cm e variam de 4 a 23 cm de largura. 

Recomendação:
Para manutenção destes rolos recomendamos, logo após o uso, lavar com aguarrás a fim de remover vestígios de tinta. Lavar em seguida com água e sabão ou detergente.





ROLOS DE ESPUMA RÍGIDA

port

Esses rolos são recomendados para aplicações de texturizados. São confeccionados em espuma rígida de poliéster. Suas medidas são expressas em cm e variam de 9 a 23 cm de largura. 

Recomendação:Para uma manutenção deste rolo recomendamos, logo após o uso, lavar com água em abundância.

LIXAS

port

São utilizadas para uniformizar as superfícies e aumentar a aderência das tintas. Existem quatro tipos de lixas, com diversas granulações para madeira, ferro e massa, que não identificadas pelas seguintes cores: bege (madeira), vermelha (massa) e cinzas e pretas (ferro).


ESPÁTULAS DE AÇO

port

Usadas para aplicação de massas em pequenas áreas e remoção de tintas.






BANDEJAS E CAÇAMBAS

port

São recipientes que facilitam a molhagem do rolo e do pincel de pintura para aplicação da tinta.


MEXEDORES

port

Uma das ferramentas mais importantes para homogeneização da tinta, deve ser retangular no formato de uma régua.

ROLOS DE LÃ

port

Usados para aplicação de tintas à base d’água, látex PVA e acrílico. Suas medidas são expressas em cm que variam de 5 a 23 cm de largura.






ABRAFATI - PROGRAMA SETORIAL DE QUALIDADE

Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, ABRAFATI, coordena o Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias, que tem como proposta melhorar o nível das tintas imobiliárias produzidas no país em benefício do mercado consumidor, assegurando a lealdade na concorrência. Além disso, visa combater a não-conformidade intencional, que é o não atendimento constante das especificações previstas nas normas brasileiras e técnicas.

O PSQ – Tintas Imobiliárias tem o compromisso de beneficiar toda a cadeia produtiva. A sua atuação envolve no processo de qualidade, desde as empresas fornecedoras de matéria-prima, os fabricantes de tintas imobiliárias, bem como a comercialização dos produtos nas revendas, em benefício do mercado consumidor.

O PSQ – Tintas Imobiliárias integra o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-H, do Ministério das Cidades, que visa melhorar a qualidade e modernizar os produtos do setor da construção civil.

O PBQP-H, elaborado em 1998, tem como objetivo elevar o percentual mínimo de conformidade dos produtos da cesta básica de materiais de construção para 90%, a partir da criação de um conjunto de ações mobilizadoras, com a participação da indústria e de agentes públicos e privados.

Com mais de duas dezenas de Programas Setoriais de Qualidade de materiais de construção em funcionamento, entre os quais o de tintas imobiliárias, os resultados de qualidade obtidos têm sido muito expressivos. Em consequência, o mercado ficou mais ordenado, os sistemas construtivos são mais modernos e o consumidor saiu beneficiado, com habitações com maior qualidade, durabilidade e menor desperdício.

O Programa conta com a participação dos fabricantes de tintas: Coral, Dacar, Futura, Killing, Renner Sayerlack, Sherwin-Williams, Sol Brilho e Universo. Apóiam institucionalmente o Programa as entidades do setor: Anamaco, Anfatis, Artesp, Caixa Econômica Federal, Senai, Sindiquim, Sinduscon e Sintirj.

O Programa também recebe a colaboração dos principais fornecedores de matéria-prima. São elas: Air Products, BASF, Brasilata, Clariant, Degussa, Denver, Du Pont, Imerys, Itatex, Millennium Chemicals, Miracema-Nuodex, Oxiteno, Petrobras e Rohm and Haas.

Quer saber quem são as empreasas qualificadas? Clique aqui!

Para saber mais sobre o assunto acesse:

www.tintadequalidade.com.br

www.abrafati.com.br/bn_conteudo.asp?cod=273

*Fonte: www.abrafati.com.br / www.tintadequalidade.com.br